Menu fechado

Responsabilidade
social e ambiental

Responsabilidade Socioambiental

O cuidado e a preservação do meio ambiente são temas de extrema importância para a Cimento Tupi e fazem parte do dia a dia da empresa. Para isso a empresa possui uma equipe que atua constantemente na conscientização de seus colaboradores sobre a importância do meio ambiente e na busca por soluções e alternativas para melhorar os sistemas de controles ambientais e reduzir os potenciais impactos causados pela indústria. Além disso, empresa mantém um canal de contato direto à disposição das Comunidades do entorno de suas Fábricas para tratar de todos os assuntos relacionados ao meio ambiente, tais como dúvidas e reclamações através do telefone 0800 030 4600.

Monitoramento da Qualidade do Ar
A empresa ao longo do tempo vem realizando investimentos em novas tecnologias que visam a maior eficiência e vida útil dos filtros, um monitoramento contínuo e adequado das emissões de seus fornos de clinquer, na manutenção de sistemas de despoeiramento e de aspersão para a umidificação de estradas não pavimentadas e dos estoques a céu aberto. A empresa também realiza a medição periódica da qualidade do ar através de analisadores instalados no entorno da unidade de Pedra do Sino – MG.

Uso da Água
A Cimento Tupi, comprometida com o meio ambiente, realiza em suas unidades ações voltadas a preservação e conservação de recursos naturais. Diante da importância do uso racional da água na sociedade, a empresa adota uma política de gestão deste recurso que inclui o monitoramento do consumo em suas unidades industriais, a conscientização de seus colaboradores e recirculação de cerca de 40% de toda a água utilizada em seu processo produtivo, reduzindo assim o volume de água captada para uso industrial. Somado a essas ações a empresa trata 100% dos efluentes líquidos gerados em suas unidades fabris antes de seu lançamento no meio ambiente.

Resíduos e Coprocessamento
A empresa não mede esforços para reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados pelas suas atividades e também investe no desenvolvimento de novas fontes alternativas de combustíveis menos poluentes através do coprocessamento de resíduos em forno de clinquer, licenciado em sua unidade de Pedra do Sino – MG desde 2006. O coprocessamento promove a eliminação definitiva de resíduos sem a geração de subprodutos, auxilia na redução da emissão do efeito estufa e reduz a utilização de recursos naturais não renováveis.

Áreas Verdes
A Cimento Tupi tem como um dos seus compromissos mais relevantes, a preservação do meio ambiente. A unidade de Pedra do Sino tem em seu entorno uma área de mais de 250 hectares de Mata Atlântica conservada e preservada pela empresa. Além disso, a empresa investe constantemente em atividades de reflorestamento no entorno do empreendimento, garantindo assim a preservação da fauna e flora da região.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Cimento Tupi ao longo do tempo vem adotando medidas e práticas visando reduzir o impacto de suas atividades na sociedade e no meio ambiente. Dentre essas medidas podem ser citadas:

Programa de Educação Ambiental
Iniciado em 2007, o Programa de Educação Ambiental – PEA da Cimento Tupi é uma estrutura de projetos educacionais focados no meio ambiente, em que se propõe o processo de ensino e aprendizagem através de aspectos teóricos e práticos diretamente aos seus colaboradores e aos grupos sociais das comunidades do entorno da fábrica de Pedra do Sino, de forma que sejam ofertados, alternativas de educação ambiental efetivas, bem como o conhecimento sobre a operação da fábrica e seus respectivos reflexos no tocante aos aspectos ambientais envolvidos. Em 2021 o programa foi reestruturado através da elaboração do DSP – Diagnóstico Socioambiental Participativo, que redirecionou as demandas do programa para a construção de uma visão coletiva da realidade local, considerando os potenciais impactos socioambientais do empreendimento em Pedra do Sino, nas comunidades do seu entorno.

Lacre do Bem
Em 2021 a Cimento Tupi firmou uma parceria com a Associação Lacre do Bem objetivando engajar todos os seus colaboradores na captação de lacres de alumínio a serem repassados para a referida Associação para a aquisição de cadeiras de rodas para doação. Com pontos de coleta em todas as unidades da empresa a meta é arrecadar lacres no período de um ano para a aquisição de cadeiras de rodas, que são destinadas a pessoas com deficiência física ou entidades filantrópicas.

pt_BR